O People Analytics é uma plataforma de ‘análise de pessoas’ e, nesse caso, de candidatos e colaboradores. Já se reconhece a importância do capital humano no sucesso das empresas, por isso, chegou a hora do RH brilhar!
Por meio da coleta, cruzamento e análise de dados, você poderá realizar contratações mais alinhadas com o perfil da empresa, otimizar treinamentos, evitar turnouts e muito mais. E claro, sob a lei de proteção de dados que garante a exclusividade de todas essas informações.
Com a ajuda do People Analytics e de seu sistema de dados complexo e multifacetado, o departamento poderá analisar mais profundamente os seus candidatos e colaboradores, orientar a empresa de maneira mais assertiva e colher resultados em diversas áreas. A tecnologia do People Analytics é sua aliada na hora de tomar decisões mais assertivas!
Experiência, Intuição e… Dados
Anos de trabalho na área e subjetividade contextual ainda tem seu espaço reservado na hora de gerir pessoas, mas com uma plataforma como a People Analytics, a tecnologia se torna não só uma grande aliada, como também motor de transformação inovadora, e te coloca à frente.
O fato é que a inovação muitas vezes é sinônimo de destaque no mercado, e, nos dias de hoje, usar da sistematização de dados oferecida por essa plataforma é sim estar um passo à frente. Imagine poder antecipar demissões, formar equipes mais alinhadas ou identificar padrões de atritos profissionais? É sobre elevar o nível do desempenho com consistência por meio da gestão de dados.
Níveis de Diagnóstico
E a análise é tão complexa que existem os tais Níveis de diagnóstico, em que cada nível diz respeito ao tipo de informação que oferece.
Descritivo: descrição de um evento já ocorrido. É uma ferramenta BI bastante usada pelas empresas nesse tipo de análise.
Diagnóstica: apurar causas de um problema por meio de dados e estatísticas.
Preditiva: dados históricos que preveem eventos futuros
Prescritiva: essa é bem avançada, capaz de prever problemas futuros e o que fazer para resolvê-los.
Quem está usando o People Analytics
Não é à toa que até a Credit Suisse está usando a People Analytics. Em 2015, a empresa previu quem poderia deixar a empresa e até o porquê das demissões e, a partir disso, gerentes especiais foram treinados para manter funcionários de alto desempenho que poderiam sair.
Imagine o que significa isso em termos de tempo e dinheiro. Aliás, existe um valor agregado na análise de dados — segundo a Visier, empresas com análise avançada lucram 56% mais do que as emergentes. Pois é, poder controlar os processos dos candidatos e colaboradores com tamanha minuciosidade e precisão, te coloca anos-luz à frente de muitos problemas, de muitas soluções e ainda impulsiona seus lucros.
E para além de evitar desligamentos, com a plataforma é possível identificar possíveis atritos profissionais, traçar um plano de cargos e salários, e para começar do começo, selecionar com mais assertividade candidatos alinhados ao perfil da empresa, entre muitos outros aspectos.
Como funciona?
Basicamente, no People Analytics você deverá combinar inputs (dados da equipe) com outputs (dados dos objetivos da empresa) e analisá-los.
E lembre-se que quanto mais diversificados forem os dados, mais complexos serão os cálculos; e que uma boa análise desses cálculos é fundamental — por isso, considere também um treinamento dos funcionários, orientado para essa função analítica.
- Coleta: de redes sociais, pesquisas, currículos, etc.
- Cálculo: resultado dos dados coletados. Quanto mais diversificado forem os dados, mais detalhes.
- Análise: o que esses dados significam e como usá-lo a seu favor
- Modelagem: cruzar todos os dados e descobrir informações como relação escolaridade X desempenho
Como a Optimus me ajuda na análise de People Analytics?
Agora que você já entendeu a importância de implementar essa plataforma no seu negócio, você precisa traçar seu objetivo. A partir dele, você poderá escolher o Software adequado e começar a definir as métricas e indicadores. Fica a dica: a Optimus tem relatórios exclusivos para o departamento de RH.
Bom, e uma vez definidas as métricas e os indicadores, você já pode correlacionar os dados e começar a fazer projeções.
Para anotar:
- Trace um objetivo
- Defina métricas e indicadores
- Correlacionar dados
- Faça projeções
Colete dados da sua equipe com a ajuda do People Analytics, construa uma análise mais aprofundada e realista, e melhore a performance da sua empresa.
Conte com a ajuda da Optimus nessa missão! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!