Conhecidos como indicadores-chave de desempenho, os KPIs são ferramentas de gestão de dados que avaliam a performance de um processo. Funcionam como um termômetro do fluxo operacional, acompanhando e medindo o desempenho dos processos internos e externos, e guiando, através de números, as tomadas de decisão.
Essa ferramenta necessita de informações quantificadas para gerar um cálculo e lhe indicar, através de números ou porcentagem, o resultado de um processo. A partir desse registro numérico, será possível traçar novas estratégias, seja para o setor de venda, de serviço, de atendimento, etc.
Qual o número de vendas, os prazos das entregas, o gasto com transporte? Quantifique o máximo possível os processos da empresa e terá mais detalhes sobre a saúde do seu negócio.
Os KPIs de logística são medidores de qualidade e, quando bem administrados, podem reduzir os custos da empresa, melhorar a relação com o cliente, destacar oportunidades ou, simplesmente, facilitar a rotina de trabalho, muitas vezes atrasada por serviços manuais imprecisos e demorados.
O primeiro passo é entender qual o objetivo da utilização dos KPIs de logística — defina quais as demandas da empresa e o que estão buscando com essa análise.
A partir disso, a empresa ficará comprometida com a coleta de dados, e isso pode significar a ampliação de sistemas de registros ou até o acordo de levantamento de dados das empresas terceirizadas.
Na área da logística, os KPIs correspondem a transporte, armazenamento, distribuição, gerenciamento de entrega, etc. Entenda o papel dos KPIs de logística na sua empresa, escolha entre os indicadores e comece a medir o desempenho dos processos logísticos com mais eficiência.
Bom, e se contra dados não há argumentos, vamos ao que interessa. Para ajudar na sua busca pelos KPIs ideais de logística, listamos abaixo alguns indicadores que valem a pena. E depois de ler e se introduzir no assunto, lembre-se: a Optimus Solutions ainda te auxilia na customização adequada de indicadores.
KPIs de logística: específicos e genéricos

1. OTIF (On Time In Full)
Muito popular, o OTIF retrata os pedidos entregues em perfeito estado e no tempo certo.
A equação entre pedidos atendidos no prazo X encomendas sem erro X pedidos completos, te situa sobre a qualidade das entregas e, simultaneamente, o nível de satisfação do cliente.
- Atendidos no prazo (P)
- Encomendas sem erro (E)
- Completo: atendeu todas as especificações do cliente (C)
P x E x C = OTIF
2. Time to Market
Da idealização de um produto até a venda do primeiro lote, o Time to Market indica o tempo desse processo. A ideia, o seu desenvolvimento, o teste, a fabricação e a venda, tudo está incluído nesta conta.
É um dado complexo transformado em uma simples porcentagem, e é muito útil especialmente para empresas de bem de consumo.
3. OCT (Order Cycle Time)
Esse KPI mede o ciclo de vida de uma venda, da confirmação da compra até a entrega. Muito bom para e-commerces!
O indicador faz uma conta entre o Tempo da entrega X Número de entregas e, com isso, é possível ver a média de espera do cliente.
4. POR (Perfect Order Rate)
Com esse indicador, saiba a eficiência da sua entrega. Se o índice estiver alto, significa baixa margem de atrasos, erros ou danos na mercadoria; ou seja, ótimo desempenho.
A partir do número total de entregas, esse KPI calcula a porcentagem das que foram realizadas perfeitamente.
5. Tempo Médio de Entrega
Autoexplicativo e muito útil: do cálculo entre Tempo do pedido X Número de entregas, com esse KPI de logística é possível identificar o tempo médio de cada entrega.
Bom, se o valor não estiver alinhado com a expectativa, vale repensar algumas estratégias como o fornecedor, a gestão do estoque, etc.
6. Estoque médio
Outro KPI simples, mas extremamente necessário. Uma conta aritmética simples te situa sobre o seu estoque médio.
É só calcular o Estoque inicial + final de cada mês e dividir pelo número de meses em análise.
7. Giro de estoque
Esse KPI registra a taxa de rotatividade dos produtos.
Se o giro está alto, significa alta demanda ou que os pedidos de reposição têm que ser maiores. Dá para saber quais mercadorias vendem mais, quais quase não vendem e entender a quantidade ideal de cada produto.

Introduzir KPIs de logística na sua empresa otimiza os processos de trabalho interno e externo. Os indicadores de performance reduzem os problemas, te ajudam a garantir a saúde da sua empresa e te guiam com mais segurança. E a Optimus ainda te ajuda a encontrar a customização adequada para que o seu total foco seja em criar soluções.
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