KPIs na logística

KPIs na logística: conheça 7 indicadores que você precisa acompanhar

Conhecidos como indicadores-chave de desempenho, os KPIs são ferramentas de gestão de dados que avaliam a performance de um processo. Funcionam como um termômetro do fluxo operacional, acompanhando e medindo o desempenho dos processos internos e externos, e guiando, através de números, as tomadas de decisão. 

Essa ferramenta necessita de informações quantificadas para gerar um cálculo e lhe indicar, através de números ou porcentagem, o resultado de um processo. A partir desse registro numérico, será possível traçar novas estratégias, seja para o setor de venda, de serviço, de atendimento, etc.  

Qual o número de vendas, os prazos das entregas, o gasto com transporte? Quantifique o máximo possível os processos da empresa e terá mais detalhes sobre a saúde do seu negócio.

Os KPIs de logística são medidores de qualidade e, quando bem administrados, podem reduzir os custos da empresa, melhorar a relação com o cliente, destacar oportunidades ou, simplesmente, facilitar a rotina de trabalho, muitas vezes atrasada por serviços manuais imprecisos e demorados.

O primeiro passo é entender qual o objetivo da utilização dos KPIs de logística — defina quais as demandas da empresa e o que estão buscando com essa análise. 

A partir disso, a empresa ficará comprometida com a coleta de dados, e isso pode significar a ampliação de sistemas de registros ou até o acordo de levantamento de dados das empresas terceirizadas.

Na área da logística, os KPIs correspondem a transporte, armazenamento, distribuição, gerenciamento de entrega, etc. Entenda o papel dos KPIs de logística na sua empresa, escolha entre os indicadores e comece a medir o desempenho dos processos logísticos com mais eficiência. 

Bom, e se contra dados não há argumentos, vamos ao que interessa. Para ajudar na sua busca pelos KPIs ideais de logística, listamos abaixo alguns indicadores que valem a pena. E depois de ler e se introduzir no assunto, lembre-se: a Optimus Solutions ainda te auxilia na customização adequada de indicadores.

KPIs de logística: específicos e genéricos

KPIs na logística
Escolha os KPIs ideais para sua empresa e realize os processos logísticos com mais eficiência

1. OTIF (On Time In Full)

Muito popular, o OTIF retrata os pedidos entregues em perfeito estado e no tempo certo.

A equação entre pedidos atendidos no prazo X encomendas sem erro X pedidos completos, te situa sobre a qualidade das entregas e, simultaneamente, o nível de satisfação do cliente. 

  • Atendidos no prazo (P)
  • Encomendas sem erro (E)
  • Completo: atendeu todas as especificações do cliente (C)

P x E x C = OTIF

2. Time to Market

Da idealização de um produto até a venda do primeiro lote, o Time to Market indica o tempo desse processo. A ideia, o seu desenvolvimento, o teste, a fabricação e a venda, tudo está incluído nesta conta. 

É um dado complexo transformado em uma simples porcentagem, e é muito útil especialmente para empresas de bem de consumo. 

3. OCT (Order Cycle Time)

Esse KPI mede o ciclo de vida de uma venda, da confirmação da compra até a entrega. Muito bom para e-commerces!

O indicador faz uma conta entre o Tempo da entrega X Número de entregas e, com isso, é possível ver a média de espera do cliente.

4. POR (Perfect Order Rate)

Com esse indicador, saiba a eficiência da sua entrega. Se o índice estiver alto, significa baixa margem de atrasos, erros ou danos na mercadoria; ou seja, ótimo desempenho.  

A partir do número total de entregas, esse KPI calcula a porcentagem das que foram realizadas perfeitamente. 

5. Tempo Médio de Entrega

Autoexplicativo e muito útil: do cálculo entre Tempo do pedido X Número de entregas, com esse KPI de logística é possível identificar o tempo médio de cada entrega. 

Bom, se o valor não estiver alinhado com a expectativa, vale repensar algumas estratégias como o fornecedor, a gestão do estoque, etc. 

6. Estoque médio

Outro KPI simples, mas extremamente necessário. Uma conta aritmética simples te situa sobre o seu estoque médio. 

É só calcular o Estoque inicial + final de cada mês e dividir pelo número de meses em análise.

7. Giro de estoque

Esse KPI registra a taxa de rotatividade dos produtos. 

Se o giro está alto, significa alta demanda ou que os pedidos de reposição têm que ser maiores. Dá para saber quais mercadorias vendem mais, quais quase não vendem e entender a quantidade ideal de cada produto. 

KPIs na logística
Com KPIs de logística, sua empresa consegue otimizar os processos de trabalho

Introduzir KPIs de logística na sua empresa otimiza os processos de trabalho interno e externo. Os indicadores de performance reduzem os problemas, te ajudam a garantir a saúde da sua empresa e te guiam com mais segurança. E a Optimus ainda te ajuda a encontrar a customização adequada para que o seu total foco seja em criar soluções. 


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